Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10487
Título: O fazer-cidade em Içara-SC: etnografia no bairro Centro
Autor(es): Silveira, Bruno da Silva da
Orientador(es): Assunção, Viviane Kraieski de
Palavras-chave: Urbanização – Içara (SC
Etnografia – Içara (SC)
Espaços públicos – Içara (SC)
Direito à cidade
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais.
Resumo: Essa dissertação é resultado de uma etnografia urbana realizada no Centro de Içara, município localizado no litoral sul do estado de Santa Catarina e que faz parte da Associação de Municípios da Região Carbonífera – AMREC. O problema de pesquisa é descobrir quais os atores sociais que produzem o espaço no centro urbano da cidade. Para isso tem como objetivo geral compreender a construção do espaço urbano no Centro de Içara-SC. Definem-se então como objetivos específicos: caracterizar o município de Içara enquanto uma cidade em transformação; identificar no cotidiano do centro da cidade os atores sociais invisibilizados pelo poder hegemônico; e analisar as práticas do fazer-cidade dos sujeitos que vivem nesse espaço. A delimitação desses objetivos conduziu a construção de três capítulos com temas específicos: a historicidade da cidade de Içara; o cotidiano; e o fazer-cidade. Além da busca bibliográfica foram realizadas incursões pelo centro da cidade em diferentes horários do dia para observar o cotidiano desse espaço. Isso levou a produção de um diário de campo, composto por relatos detalhados e fotografias que passaram a fazer parte do texto. Conclui-se que apesar da urbanização estar sendo coordenada pelos poderes hegemônicos, sendo eles a agricultura, a igreja o comércio e a indústria, os diferentes grupos sociais que transitam em seu cotidiano também fazem a cidade de Içara.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10487
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno da Silva da Silveira.pdfDissertação3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.