Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10456
Título: As relações de poder nas classes de alfabetização: uma análise da prática docente da rede pública de Criciúma
Autor(es): Cabral, Angela Bianca Fernandes Angela Bianca Fernandes
Orientador(es): Casagrande, Samira
Palavras-chave: Educador
Educação autoritária
Educadores
Poder
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem seu foco voltado para as diversas formas de autoritarismo existentes nas salas de aula das classes de alfabetização. O trabalho faz um resgate histórico, desde a época dos jesuítas onde existiam tais práticas. Apresenta também as práticas educativas autoritárias, o papel do professor e do educando, traz também a escola como reprodutora de homens passivos e também os livros didáticos onde tanto podem ser usados para abrir novos horizontes como bitolar o conhecimento da criança, criando então seres submissos. Baseamos nossos estudos nos estudiosos: Freire ( 1990, 1993, 1995, 1996,2000), Amâncio ( 2002), Nosella (1981), Lopes (2000) e outros mais que nos ajudaram a fazer a retrospectiva da história da educação. Para obter os resultados utilizamos a pesquisa qualitativa com entrevistas e observações em duas escolas públicas da cidade de Criciúma, sendo entrevistados quatro professores e dezesseis educandos. A pesquisa foi realizada com o intuito de verificar quais as possíveis consequências que a postura autoritária dos professores ocasiona nos educandos. Observamos que mesmo com tantos avanços referentes a educação e muitos estudos ainda encontramos professores com práticas autoritárias.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10456
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.