Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10455
Título: Eu e o outro: o olhar do professor sobre as crianças institucionalizadas em regime de abrigo de Criciúma.
Autor(es): Pereira, Cristiane de Assis
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Relação
Poder
Escola
Criança
Abrigo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar qual o olhar do professor para a criança institucionalizada em regime de abrigo de Criciúma. Para isso estruturamos nosso trabalho a partir de uma metodologia de forma descritiva, com abordagem qualitativa. Dessa forma, foi necessário perceber como o conceito de infância se constituiu, para compreender como se estabeleceu à relação entre adultos e crianças. Observou-se que, as crianças nem sempre participavam da vida familiar. Muitas eram enjeitadas e criadas em instituições de caridade, as quais foram modificando o seu caráter, de acordo com as exigências sociais e políticas de cada época. Na década de 1990, no Brasil, com a publicação da lei n° 8069, o ECA, foram criados os abrigos para atender a essas crianças, uma medida de proteção provisória. Mesmo estando nas instituições as crianças devem frequentar as escolas. A escola tende a moldar as crianças aos padrões ideológicos da sociedade capitalista. E é analisando as escolas que podemos constatar como o professor vê as crianças que vivem nas instituições em regime de abrigo. Para os professores as crianças são carentes, e precisam de muita atenção, caracterizando um olhar de discriminação e classificação. Nota-se que muitas dessas crianças já internalizaram um conceito de inferioridade, de incapacidade, em relação às demais crianças da escola. Faz-se necessário que o abrigo, a escola e a família repensem suas atitudes e ralações estabelecidas com essas crianças.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10455
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.