Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10452
Título: Agressividade na opinião dos professores de séries iniciais do Eesino fundamental na rede municipal de Criciúma
Autor(es): Rodrigues, Ana Caroline
Orientador(es): Castro, Everson Ney Huttner
Palavras-chave: Agressividade
Ensino
Professores
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, apresenta o estudo realizado sobre a agressividade nas séries iniciais na opinião dos professores. Para que pudéssemos alcançar nosso objetivo, realizamos inicialmente uma investigação cientifica, onde se constituiu a pesquisa do tipo básica de natureza bibliográfica para fundamentar teoricamente o tema a ser estudado para possibilitar a coleta de dados nos locais onde o fenômeno acontece. Nossa abordagem foi descritiva com abordagem qualitativa, procurando analisar os motivos que os professores apontam para agressividade expressa pelas crianças das series iniciais da rede municipal de Criciúma e sua relação com o baixo desempenho discente. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, com questões abertas e fechadas. O contexto da pesquisa foram duas escola da Rede Municipal de Criciúma – SC, sendo uma de um bairro operário e outra de um bairro central. Os participantes foram (10) dez professores. Os dados obtidos na pesquisa foram tabulados e quantificados e depois analisados qualitativamente, pontuando considerações da pesquisadora com base no referencial teórico do trabalho. Apresentamos as considerações finais, defendendo uma pedagogia que se preocupe com todas as dimensões do ser humano, criando assim um ambiente de aprendizagem onde cada criança é atendida de acordo com suas necessidades, não importando se uma sabe mais ou menos que a outra, se apresenta um comportamento agressivo mais evidente que a outra. Se assim acontecer, a escola caminhará rapidamente para a efetivação de uma instituição democrática, onde todos são tratados da mesma forma, sem distinções.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10452
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.