Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10449
Título: A contribuição da leitura na produção textual
Autor(es): Varga, Santina de Lavechia de
Orientador(es): Cardoso, Maria Ivonete Jeremias
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Alunos
Livros
Produção - textual
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa foi elaborada sob o método dedutivo de pesquisa através de pesquisa bibliográfica, fundamentada nas ideias principais de alguns autores entre eles podem ser destacados: Paulo Freire, Eveline Charmeux, Luiz Carlos Gagliari, Vygotsky e outros, também a Proposta Curricular de Santa Catarina e o PCN de Língua Portuguesa. Esta pesquisa foi feita em duas escolas multisseriadas municípios, do município de Ermo, envolvendo alunos da 3 e 42 séries do Ensino Fundamental, num total de 15 alunos. Este estudo busca Confrontar o referencial teórico com a realidade apresentada nos dados coletados através de pesquisa de campo. O estudo sobre o ato de ler e escrever, a crise que a leitura e a escrita enfrenta hoje na escola, a participação e o papel dos pais e da escola no desenvolvimento, hábito e gosto pela leitura e escrita. Possibilita uma reflexão acerca das práticas pedagógicas de leitura e escrita, visando à melhoria da qualidade do ensino das escolas multisseriadas. A preocupação com a realidade na prática escolar onde observou-se que as crianças, essencialmente as das séries iniciais do ensino fundamental não possuem o gosto e a prática pela escrita, ou encontram dificuldades na hora de colocar no papel suas ideias ou não se sentem incentivadas a fazer isso de maneira prazerosa, pois há falta de leitura. O objetivo principal é fazer a análise da escrita relacionada à leitura e escrita no processo educativo e social, procurando defini-las na sua prática escolar, abordando aspectos relevantes quanto a receptividade, compreensão do texto escrito, formação intelectual e critica dos alunos. Para que a criança se sinta incentivada a escrever ela precisa sentir esta necessidade de escrever, para quem e como e que só se aprende a escrever escrevendo. Precisa entender a importância de ler e escrever na escola e na família, oportunizando a criança a elaborar seus próprios textos de maneira espontânea, construindo seu conhecimento com criticidade, criatividade, sem cópias para que no futuro escolar elas tenham mais facilidade e se sintam capazes de construir seus conhecimentos. Verificou-se que as crianças, a princípios, tinham muitas dificuldades na elaboração dos textos, com o decorrer da pesquisa houve um progresso visível, os mesmos ficaram mais criativos para a elaboração dos textos, já os elaboravam em tempo menor e com mais criticidade e criatividade. Os alunos liam de vários livros, os mesmos escolhiam um entre os que já tinham lido e elaboravam um texto. Esse procedimento aconteceu duas vezes por semana, num período de 4 meses. A pesquisadora acompanhou todo o processo, em correções e percebia que entre os primeiros textos e sua sequência, havia mudanças consideráveis, tanto na estética, na ortografia, na criatividade e no vocabulário utilizado dos textos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10449
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.