Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10447
Título: Concepções de aprendizagem: (re)significando a prática pedagógica no processo de alfabetização escolar
Autor(es): Menegaro, Rosângela Serafim
Orientador(es): Cesca, Maria Inêz Salvador
Palavras-chave: Aprendizagem
Desenvolvimento
Conhecimento
Educando
Professor mediador
Concepções de aprendizagem
Alfabetização escolar
Leitura
Escrita
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: "Este trabalho de conclusão de curso, apresenta a investigação e análise sobre as concepções de aprendizagem e suas implicações no processo de alfabetização escolar. O mesmo desenvolvido no ano de 2004, no Município de Turvo- Santa Catarina e tem a pretensão de ser um instrumentos de reflexão para todos os educadores que se preocupa aprendizado e apropriação da leitura e escrita dos educandos das primeiras séries do ensino fundamental. Historicamente, muitas justificativas surgiram para explicar o elevado índice de educandos renitentes no acesso de alfabetização escolar. Sendo assim, resolvemos investigar e analisar as concepções de aprendizagem e procedimentos metodológicos que estão presentes nas praticas e representações dos professores no processo de alfabetização, com ênfase na concepção Histórico-cultural, fundamentada nos autores: Fontana e Cruz, Davis e Oliveira, Mesquida, Rego, Vygotsky, Leite entre outros. A investigação se constituiu em duas partes, primeiramente a pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente o objeto de estudo, e no segundo momento a pesquisa de campo para a coleta dos dados. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário, sendo que os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativamente, com base no referencial teórico e da experiência profissional da investigadora. Os participantes da investigação foram professores alfabetizadores do Município de Turvo, SC. Os resultados da investigação, sobre as concepções de aprendizagem e dos procedimentos metodológicos que estão presentes nas classes de alfabetização de Turvo, nos possibilitou uma visão da prática pedagógica hoje, evidenciamos que, ainda há educadores encaminhando sua prática pedagógica nas concepções mecanicistas, com cartilhas, atividades mimeografadas como sustentação para o ensino da leitura e da escrita. Finalizando, apresentamos a conclusão apontando a importância da concepção vygotskyana para (re) significar a prática pedagógica na alfabetização escolar, as referências e o apêndices.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10447
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.