Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10445
Título: Educação Inclusiva: um desafio a ser vencido
Autor(es): Menegaro, Maria das Dores Marcon
Orientador(es): Daminelli, Albertina Serafim
Palavras-chave: Inclusão
Escola inclusiva
Portadores de necessidades educativas especiais
Diferenças
Escola especial
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A inclusão é um movimento inovador, que objetiva à construção de uma sociedade de direitos para todas as pessoas. Tem como principio maior a valorização da diversidade humana. A educação inclusiva requer estruturação em todo sistema escolar expandindo as oportunidades de aprendizagens à todas as crianças. O portador de necessidades educativas especiais é amparado legalmente e pode matricular-se nas escolas regulares, baseando-se no princípio de educação para todos. E na convivência com pares normais que abrir-se-á para toda sociedade mostrando seu potencial. Frente a este novo paradigma educativo buscamos constatar se os portadores de necessidades educativas especiais estão realmente sendo incluídos no ensino regular? Decidimos como objetivo geral investigar e analisar como está ocorrendo o processo de inclusão dos educandos portadores de necessidades educativas especiais encaminhados via APAE às escolas municipais de Turvo - SC. Para fundamentar nossa pesquisa bibliográfica buscamos subsídios nas obras de Matoan, Sassaki, Mazzotta, Vigotsky, Fonseca entre outros. Apresentamos dados históricos das diferenças humanas, educação inclusiva, prática pedagógica no contexto da escola inclusiva. Com o propósito de conhecer e analisar o processo de inclusão realizamos nossa pesquisa de campo nas escolas municipais de Turvo - SC no primeiro semestre de 2004. Para o levantamento e coleta de dados fizemos observações sistemáticas no ambiente escolar onde os educandos da Escola Especial estão incluídos. Realizamos uma entrevista com dois (02) educandos da escola pesquisada, na qual obtivemos respostas simples e sinceras sobre a inclusão dos portadores de necessidades especiais. Para enriquecer ainda mais a nossa pesquisa aplicamos um questionário com perguntas abertas a dez (10) educadores no qual puderam expressar suas opiniões à luz do referencial teórico. Apresentamos como está ocorrendo a inclusão, identificando benefícios e as possíveis dificuldades encontradas pelas escolas, educadores e educandos na concretização deste processo. Finalizamos com a conclusão obtida com a pesquisa, o estudo das ideias internalizadas sobre o tema, as referências e o apêndice.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10445
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.