Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10444
Título: Alfabetização (com) texto: um novo caminhar no ensino da leitura e da escrita
Autor(es): Savi, Maria Dalticleia Panato
Orientador(es): Cesca, Maria Inêz Salvador
Palavras-chave: Alfabetização
Métodos tradicionais
Aprendiz
Professor mediador
Texto
Leitura
Anállise linguística
Produção
Reescrita
Função social
Sistema de signos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho se refere ao desenvolvimento da pesquisa realizada no primeiro semestre de 2004, no Município de Turvo-SC. Com o objetivo de investigar e apontar a importância do trabalho (con)texto no processo de alfabetização escolar. Partindo de uma crítica ao modelo clássico que tem sobrevivido a décadas no cenário educacional, bem como das implicações no ensino da leitura e da escrita por meio dos métodos tradicionais, onde o bê-á-bá reina absoluto, evidencia a necessidade de um estudo - reflexão com maior intensidade sobre a proposta atual para a alfabetização entendendo a escrita como um sistema de signos carregados de função social. Desta forma estudamos com maior intensidade a teoria Histórico-cultural, com referências em Cagliari, Bozza e Sérkes, Smolka, Leite, Barbosa, Fontana e Cruz, Vygotsky entre outros. O trabalho configura-se em duas partes, na primeira está a pesquisa bibliográfica fundamentando teoricamente o processo de alfabetização escolar desde os métodos tradicionais até a proposta atual para o ensino da leitura e da escrita e na segunda parte a pesquisa descritiva por nos possibilitar a coleta de dados para posterior análise. O instrumento utilizado na pesquisa foi a análise documental, sendo que foram selecionados textos escritos por aprendizes das séries iniciais do Ensino Fundamental em diferentes momentos. Ao termino da pesquisa evidenciamos que mesmo com o modelo ofertado pela prática pedagógica tradicional, com tentativas de trabalho com o texto, o aprendiz é capaz de produzir textos coerentes e coesos, carregados de função social.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10444
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.