Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10443
Título: A música popular como suporte para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino fundamental
Autor(es): Buzanello, Maria Catarina Gava
Orientador(es): Cardoso, Maria Ivonete Jeremias
Palavras-chave: Música
Linguagem
Aprendizagem
Criança
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa foi elaborada sob o método dedutivo de pesquisa, através de pesquisa bibliográfica fundamentada nas ideias principais de alguns autores entre eles podem ser destacados: Vygotsky, Snyders, Batalha, Santa Rosa, Almeida, Leite e outros. Este trabalho é resultado da necessidade e do desejo de investigar e de Compartilhar sobre a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem, com os professores da Rede Municipal e Estadual. Ao longo deste trabalho, buscou-se investigar e analisar como a linguagem musical popular pode contribuir para processo ensin0-aprendizagem nas séries do ensino fundamental de 1 a 42 série da Rede Municipal e Estadual do município de Meleiro, SC. Para coletar dados, foi aplicado um questionário aos alunos de 22 e 3a série e os profissionais da educação. O trabalho mostrou a diversidade de pensamento dos professores no que se refere a essa questão da importância do trabalho envolvendo a linguagem musical e a necessidade de ir a busca de novos conhecimentos nessa área, a fim de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. Constatou-se a dificuldade e a ausência de bibliografias acerca do tema, especificamente o que se refere a educação musical, a falta de embasamento teórico, materiais e recursos para que os professores possam fazer com que as músicas sejam utilizadas como recursos no processo ensino-aprendizagem, pois a mesma não pode perder seu poder, seu encanto e sua satisfação, não basta apenas ouvir é necessário compreender o que se ouve e como trabalhar a música no processo de desenvolvimento da aprendizagem. A discussão das reflexões apresentadas pelos professores pode gerar novos encaminhamentos no sentido de tornar as práticas educativas, no que se refere a essa questão, mais significativos. E preciso pensar em uma formação contínua e sistemática das educadoras, voltada para a concretude de seu trabalho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10443
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.