Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10442
Título: Escola e comunidade em foco: refletindo o processo educativo no ensino fundamental
Autor(es): Moro, Mara Rejane Borges
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Educação
Escola
Família
Participação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho traz como tema: "Escola e comunidade no processo educativo do ensino fundamental". Sabe-se que a família é o primeiro grupo a que pertence o indivíduo e onde ele tem oportunidade de aprender através de experiências positivas e negativas, fatores de grande importância na formação da sua personalidade. E no espaço familiar que se dá aprendizagem dos primeiros padrões de comportamento, dos valores éticos e hábitos culturais. Sendo a escola o segundo local de socialização da criança, percebemos que a parceria entre família e a escola torna-se importante, no sentido de estimular a criança a se envolver ativamente na vida escolar, a ter curiosidade por aprender e interpretar o mundo, a partir daquilo que ela já traz. Assim, a escola deve ser um espaço onde o indivíduo amplie o conhecimento que ele já possui e desenvolva o espírito de pesquisa e de troca de experiências. Partindo desse olhar sobre a escola e a comunidade, esta pesquisa tem como problema: As dificuldades encontradas pelos pais e mães em participar da vida escolar de seus filhos. O objetivo é constatar os motivos da ausência da família na escola, pois sua contribuição no processo ensino-aprendizagem é de fundamental importância para a aprendizagem. A pesquisa realizada é descritiva com abordagem qualitativa para análise de dados. Utilizou-se como população alvo professores, pais e mães, alunos e diretor de uma Escola Municipal do Ensino Fundamental no município de Timbé do Sul, por entendermos que todos os segmentos da escola precisam ser ouvidos. Escolheu-se as turmas de 4ª séries como amostra da pesquisa. Como instrumento de pesquisa aplicou-se questionário semi-estruturado com dez (10) a doze (12) questões abertas e fechadas. Respondendo as questões norteadoras na pesquisa constatou-se que ainda está um pouco distante a parceria da comunidade com a escola: a mesma está tentando mudar, mas ainda se encontra muito fechada e vendo os problemas todos na família.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10442
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.