Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10441
Título: A literatura infantil na vida escolar e a formação do leitor
Autor(es): Della, Luciani de Souza Possamai
Orientador(es): Cardoso, Maria Ivonete Jeremias
Palavras-chave: Literatura infantil
Escola
Formação do leitor
Leitura
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa apresenta e tem foco de interesse voltado para a literatura infantil na vida escolar e a formação do leitor. Ele possui como objetivo geral investigar e analisar, se a formação do leitor sofre influência da Literatura Infantil nas 2ª séries do Ensino Fundamental. Nos dias de hoje, percebe-se que as crianças começam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, desde muito cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas. Cabe então, enfatizar que se faz necessário colocá-las em contado com a leitura e a escrita de maneira prazerosa. Um importante caminho a ser seguido neste aspecto é a exploração fugitiva da literatura infantil. Cabe ressaltar também, que a literatura infantil oportuniza situações, nas quais as crianças possam interagir em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem. A presente pesquisa possui características do tipo etnográfico descritiva, com abordagem qualitativa, pois se tratou de levantar dados referentes à existência da relação sujeito e realidade, buscando conhecer conceitos à luz do referencial teórico. Nessa busca, as leituras foram constantes, permeando as atividades de campo, a elaboração do material escrito e as análises e interpretação de dados. Tem como suporte teórico os seguintes autores: Abramovich, Bragotto Filho, Zilberman, Cunha, Casasanta, Yunes, entre outros. Fundamentada nesses autores fez-se a coleta de dados, realizada através de questionários abertos e fechados, na Escola de Educação Básica de Jacinto Machado, onde se optou por uma amostra simples intencional de cinco (5) professores e vinte e cinco (25) alunos de duas 2ª séries da referida escola. Por intermédio dessa pesquisa foi constatado, que a escola deve desenvolver uma prática de leitura intensa, ampliando inserindo a criança na cultura letrada. Trabalhar com a Literatura Infantil para formar leitores significa trabalhar pela conquista de consciência enquanto sujeito crítico, capaz de transformar a sociedade que na qual está inserido.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10441
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.