Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10439
Título: Avaliação da aprendizagem no processo de construção do ato de ler e escrever
Autor(es): Pedro, Silézia Ducioni
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Avaliação
Alfabetização
Processo ensino-aprendizagem
Constrção do Conhecimento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste trabalho discutimos questões voltadas à avaliação no início da alfabetização, na primeira série do ensino fundamental. Buscamos analisar o processo histórico da alfabetização e da avaliação, na tentativa de compreendê-las nas diferentes concepções de aprendizagem. Nos orientamos por pressupostos teóricos relacionados à avaliação como subsidiadora do processo ensino-aprendizagem, promoção e inclusão social humana. O estudo foi realizado em escolas da rede municipal de educação de Criciúma, por meio de uma pesquisa qualitativa. Para apreender as manifestações avaliativas, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a observação e questionários a dez professores que lecionam na primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi buscar compreender e analisar as formas de avaliação utilizadas pelos professores alfabetizadores na sua prática pedagógica. Constatamos que os professores explicitam seu entendimento de avaliação e alfabetização como sendo um processo, envolvendo constantes intervenções do professor como mediador do conhecimento. Entretanto podemos observar que em sua prática cotidiana, o professor ainda apresenta dificuldades de natureza teórico-prática para desenvolver este caminho de avaliação e alfabetização. Entendemos que há necessidade, por parte dos professores e da escola enquanto trabalho coletivo, de apropriação de conceitos da teoria histórico-cultural, especificamente, daqueles mais voltados para compreensão de seus princípios e efeitos na avaliação do processo ensino aprendizagem.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10439
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.