Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10438
Título: A importância do desenvolvimento da autoestima no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Francisco, Sirlei Gonçalves
Orientador(es): Clasen, Julia Hélio Lino
Palavras-chave: Autoestima
Processo ensino-aprendizagem
Educando
Educador
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho enfoca a importância do desenvolvimento da autoestima processo ensino-aprendizagem, objetivando verificar a contribuição do educador no desenvolvimento da autoestima dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental. Procura-se, por meio desse objeto de estudo, subsídios que ajudem a tornar mais eficiente e significativo o trabalho do educador em sala de aula, bem como o processo ensino-aprendizagem de seus educandos, fundamentado em referenciais teóricos de renomados autores, como: Wallon, Gardner, Branden, Briggs, Bee e outros. Relata também, uma pesquisa de campo do tipo descritiva realizada com oito (08) educadores das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Araranguá, aplicando como instrumento de coleta de dados questionários compostos por perguntas semiestruturadas enfocando o entendimento dos educadores, sobre autoestima e sua importância, bem como os o procedimentos para se conquistá-la. Conclui-se que todos os educadores têm como um dos objetivos fazer com que a criança tenha a autoestima elevada para atingir um bom desempenho escolar, pois sem autoestima dificilmente a criança enfrentará seus aspectos desfavoráveis e as eventuais manifestações externas. Já que criança com autoconceito positivo parece mais ativa; tem facilidade no aprendizado e na socialização, tem senso de humor, participa de discussões e projetos, lida melhor com o erro, sente orgulho por contribuir e é mais alegre, confiante e afetiva.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10438
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.