Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10437
Título: Múltiplas linguagens nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Manganelli, Solange Netto
Orientador(es): Trevisol, Márcia Elisa Madeira
Palavras-chave: Educação
Cultura
Linguagens múltiplas
Conhecimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A linguagem é universal, e seu desenvolvimento nos grupos humanos é constante em todas as culturas, possibilitando ao homem a interpretação do mundo e nele agir de maneira a transformá-lo. Neste final de século convive-se simultaneamente com todas as linguagens de comunicação e expressão. Tem-se hoje uma profunda discussão da mudança da informação e da relação com o conhecimento, reestruturando as formas de pensamento e linguagem utilizadas até então, dando a elas novas e mais amplas dimensões no cotidiano escolar. O presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre as linguagens que são priorizadas nas atividades pedagógicas propostas por professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, reconhecendo a importância de prestigiar o uso das múltiplas linguagens para o processo educativo e ampliação do repertório cultural do educando. Verificou-se através de uma pesquisa qualitativa, por meio de questionário e observação da prática realizada com oito professores, de 1a a 4ª séries do ensino fundamental, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada no município de Criciúma, que as professoras, independentes das redes de ensino, possuem compreensão do estudo das múltiplas linguagens, porém suas práticas não estão vinculadas a este entendimento decorrente de um modelo de educação tradicional e da própria formação dos educadores, sendo que a escola apresenta-se frágil, não conseguindo abranger toda a complexidade de linguagens, pois seus referenciais estão embasados nas formas de pensamento próprias da linguagem oral e escrita. Neste sentido, para que realmente ocorra uma mudança significativa na educação, é necessário, um esforço dos educadores na tentativa de buscar-se uma prática pedagógica inovadora que considere a exploração das diferentes linguagens como fundamento do trabalho educativo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10437
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.