Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10436
Título: O ensino religioso e a escola: experiências e reflexões
Autor(es): Silva, Sônia Maria Ducioni da
Orientador(es): Costa, Marli de Oliveira
Palavras-chave: Religião
Religiosidade
Crença
Ética
Educação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta um estudo realizado a respeito da Educação Religiosa nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de oferecer uma reflexão sobre as práticas pedagógicas do Ensino Religioso. Os problemas observados em sala de aula, durante o tempo do trabalho efetivo com o Ensino Fundamental e durante os períodos de estágio do Curso de Pedagogia, possibilitaram a percepção da predominância de um credo religioso em detrimento de outro, sendo visível o não cumprimento das normais curriculares estaduais, motivo que levou a escolha deste tema para o TCC. Para fundamentar teoricamente o trabalho de pesquisa, foram consultadas obras de diversos autores. Nos estudos preliminares, repassamos a história das religiões, principalmente, as praticadas por um maior número de pessoas no Brasil. A pluralidade cultural e religiosa da população também se reflete no ambiente escolar, assim, por meio da pesquisa de campo, pode-se encontrar e analisar os problemas relacionados ao ensino religioso, diretamente com as pessoas que o vivem, professores, pais e alunos. As questões divergentes foram levantadas entre os praticantes do catolicismo e do meio evangélico. Os problemas encontrados foram refletidos e analisados à luz das normas curriculares em vigor, que prezam por um ensino religioso de caráter ecumênico, onde são refletidos os valores da vida humana e estudo das culturas e tradições religiosas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10436
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.