Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10434
Título: Avaliação escolar na 1ª série do ensino fundamental: o compromisso do educador com o educando
Autor(es): Aguiar, Giane Moro
Orientador(es): Hanoff, Mirozete Iolanda Volpato
Palavras-chave: Avaliação
Compromisso
Processo ensino-aprendizagem
Construção do conhecimento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido a partir do projeto de pesquisa realizado na 7"" fase do Curso de Pedagogia. no mês de setembro do ano de 2003. A aplicação do projeto de pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre do ano de 2004, sendo que este semestre correspondia à 8 fase do Curso de Pedagogia. Este trabalho foi desenvolvido a partir do seguinte problema: existe a fragilidade teórico-metodológica no processo de avaliação na 1ª série do Ensino Fundamental, na rede Municipal e Estadual, do município de Timbé do Sul? Elenquemos como objetivos: verificar qual a concepção de aprendizagem que fundamenta o processo de avaliação dessas professoras, bem como apontar os instrumentos utilizados pelas mesmas para avaliar os educandos da 1ª série do Ensino Fundamental. Também pretendemos constatar o compromisso do educador com cada um de seus educandos, reconhecendo que a sala de aula é um espaço de diversidades e sendo assim, possui educandos com diferentes apropriações e estas fazem parte do processo ensino-aprendizagem. Para alcançarmos nossos objetivos iniciamos a pesquisa bibliográfica fundamentada principalmente nos autores: Hoffmann (1993), Luckesi (1996) e Vasconcellos e Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), dentre outros onde abordamos as concepções de aprendizagem, com suas respectivas formas de avaliação e também vimos como deve-se trabalhar com as diferenças individuais na aprendizagem, bem como 0 compromisso do professor com cada aluno, respeitando seu ritmo de aprendizagem. Tendo prosseguimento o trabalho, fez-se a pesquisa de campo, onde foi entregue um questionário a seis professoras de 1 séries da rede municipal de educação e um questionário a uma professora de 1 série da rede estadual de educação, no município de Timbé do Sul, para coletar dados, analisar e apresentar os mesmos, de acordo com a práxis de cada educadora. Através desta pesquisa vimos como acontece a avaliação da aprendizagem escolar nas 1 séries do Ensino Fundamental, nas redes Municipal e Estadual de educação, no município de Timbé do Sul. Vimos também como e em quais momentos os professores recuperam os conteúdos para que cada educando atinja os objetivos propostos, possibilitando a verdadeira avaliação e igualdade entre todos. Conclui-se que cada educando tem seu ritmo de aprendizagem e o professor precisa estar atento em todos os momentos para poder realizar uma avaliação de qualidade, intervindo de maneira adequada a cada situação. Como vimos são muitos os alunos e cada um tem a sua história que segundo a concepção sócio histórica tem grande influência na construção de conhecimento de cada criança, juntamente com as influências do meio social em que vive. Entende-se por construir conhecimento, aprender algo, agir sobre esse algo e transformar esse algo na sociedade e em si mesmo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10434
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.