Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10432
Título: O professor das séries iniciais do ensino fundamental e a prevenção ao uso das drogas nas escolas
Autor(es): Miranda, Valdecir Aristides
Orientador(es): Rosso, Pedro
Palavras-chave: Educação
Professor
Aluno
Família
Sociedade
Drogas
Prevenção
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão sobre a importância do papel do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental na prevenção ao uso das drogas nas escolas. Buscou-se saber, também, se os professores trabalham ou não a prevenção e se relacionam o tema com o conteúdo de suas disciplinas ou áreas. Para obter-se as informações, fez-se estudos bibliográficos, onde foram abordados aspectos como: o conceito e os tipos de drogas, os aspectos culturais e históricos, as drogas, a família e sociedade, a formação do professor na prevenção ao uso das drogas e a discussão da relação professor-aluno relacionada a esta temática. Para atingir estes objetivos aplicou-se um questionário a seis professores do Ensino fundamental de uma escola da Rede Publica Municipal de Criciúma. A pesquisa teve caráter exploratório, descritivo e analítico, tendo sido dando ênfase a uma abordagem qualitativa. Os dados coletados foram organizados e interpretados com base no referencial teórico apresentado e em experiências vividas. Este estudo permitiu elucidar que a relação entre professores, alunos, famílias, escola e sociedade é um fator essencial no trabalho pedagógico e que cabe ao professor adequar sua mentalidade, aprofundar seus conhecimentos e rever conceitos e preconceitos em relação às drogas e ao seu uso na escola. O presente trabalho poderá contribuir na busca de alternativas para a prevenção ao uso das drogas na escola, com o propósito de minimizar as dificuldades dos professores em lidar com esta te no cotidiano escolar.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10432
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.