Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10431
Título: A magnífica história da escrita
Autor(es): Mauricio, Fabiana Francisco
Orientador(es): Cesca, Maria Inêz Salvador
Palavras-chave: Escrita
Leitura
História
Cultura
Humanidade
Invenção
Professor
Educando
Processo de alfabetização.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento da pesquisa realizada acerca do surgimento da escrita na humanidade, tendo como objetivo recuperar a trajetória da escrita e suas contribuições para o processo de alfabetização escolar, bem como para o desenvolvimento da sociedade. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 1ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal e uma escola estadual do Município de Turvo-SC, no primeiro semestre de 2004. Utilizamos o relato oral para a coleta dos dados, por nos permitir conhecer o que está registrado somente nas experiências vividas pelas crianças. Delimitamos a problemática para as séries iniciais, em especial a 1 série, por ser reflexão de extrema importância no início da vida escolar dos educandos, para que os mesmos entendam o que está acontecendo com eles, e também visando analisar o desconhecimento por parte dos educadores, da relação entre a evolução da escrita na história da humanidade com o processo de apropriação da linguagem escrita das crianças. O trabalho está estruturado em duas partes, tendo fundamentação teórica nos autores: Cagliari, Barbosa, Higounet, Diringer, Junqueira; Giovani, entre outros, na primeira parte está a pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente o objeto de estudo e, na segunda parte, a pesquisa descritiva com os resultados analisados qualitativamente. Ao finalizar a pesquisa, evidenciamos que a história da escrita possui semelhanças com o processo que a criança percorre para se apropriar da escrita, porém, a mesma, como conhecimento essencial, não se faz presente no início da sua vida escolar dos educandos. E, para que os professores, principalmente os alfabetizadores, revelem a todos os seus alfabetizandos a magnifca história da escrita, oferecemos como suporte teórico-metodológico um livro produzido em linguagem acessível, visando possibilitar as crianças na fase inicial da alfabetização uma viagem fascinante ao mundo da escrita, com momentos de descobertas e redescobertas. Apresentados ainda, a conclusão, as referências e os apêndices.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10431
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.