Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10430
Título: As finalidades e funções da leitura no ensino fundamental
Autor(es): Spilere, Heralda Maria Kunhasky
Orientador(es): Cardoso, Maria Ivonete Jeremias
Palavras-chave: Literatura infantil
Ensino-aprendizagem
Hábito da Leitura
Prazer da leitura
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo da criança e também a formação de um cidadão crítico e consciente, com capacidade e interesse de analisar o mundo. A leitura é importante para o educando independente da sua idade, precisa do contato com qualquer tipo de texto de cunho informativo, lúdico, ficção e poesia, exercitando a capacidade de ler, interagindo com o mundo literário como parte do seu ambiente cultural e Como fonte de prazer. Diante desse contexto buscamos constatar de que maneira uma leitura crítica e interpretativa deve ser incentivada desde os primeiros anos, para que se forme alunos conscientes. Este estudo tem como objetivo pesquisar e analisar como vem ocorrendo as propostas de leitura no processo ensino-aprendizagem, visando a construção e formação de leitores críticos, conscientes e autônomo. A pesquisa desenvolvida verifica como o educador na sua prática oportuniza a vivência e o contato do educando com a leitura em seu cotidiano, partindo de sua realidade. Com as informações obtidas com a realização da pesquisa, foi possível perceber que o hábito e prazer pela leitura deve iniciar desde cedo na família e que na escola os educadores devem promover, incentivar e reconhecer o valor da literatura infantil na formação da criança. Os alunos diante das condições possíveis demonstram curiosidade e interesse pelo universo literário. Elaboramos uma pesquisa bibliográfica buscando subsídios nas obras de Abramovick (1983), Condermarin (1987), Foucambert (1989), Alliende, Freire (1994), Cagliari (1995). Destacamos nesta pesquisa o que é leitura; as condições para o desenvolvimento da leitura; atividades que promovem o interesse pela literatura infantil. Constatamos que a literatura tem um papel relevante na apropriação de conhecimentos e no desenvolvimento intelectual dos alunos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10430
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.