Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10429
Título: Concepção de meio ambiente e educação ambiental em educadores de séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Marcela Gava da
Orientador(es): Rosso, Pedro
Palavras-chave: Meio ambiente
Educação ambiental
Educadores
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho aborda as concepções de Meio Ambiente e de Educação Ambiental de educadores de séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi investigar quais as concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental que circulam no cotidiano escolar, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura comprometida com a vida. Para dar conta dos objetivos realizou-se revisão teórica da temática ambiental a partir de Reigota (1995), Branco (1999), Cascino (1999) e Coimbra (2002). Ainda, buscaram-se fundamentos para a discussão do papel do educador no processo ensino-aprendizagem na teoria de Vygotsky. Optou-se por uma pesquisa descritiva, dando maior ênfase aos aspectos qualitativos. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram entrevistados educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública e uma da rede privada de Criciúma, SC. Os dados foram organizados e interpretados com bases no referencial teórico e permitiram concluir que as concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental ainda são pouco claras entre educadores, que as confundem com ensino de ecologia e, muitas vezes, reduzem o tema a projetos estanques. Também se verificou a necessidade de adaptação dos currículos à realidade dos educandos e da participação dos pais no processo ensino-aprendizagem.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10429
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.