Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10428
Título: Alfabetização a partir do texto: um desafio para os professores e uma possibilidade de aprendizagem significativa para os alunos
Autor(es): Darós, Margarida
Orientador(es): Silveira, Zélia Medeiros
Palavras-chave: Alfabetização
Texto
Conceitos essenciais
Ciclo
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A alfabetização constitui-se em um processo interativo e interdiscursivo de apropriação das diferentes formas de linguagens utilizadas na sociedade. Enquanto instrumento de trabalho, o texto traduz estas diferentes linguagens uma vez que comunica a ideia de forma completa e contextualizada, possibilitando a interação entre leitor e autor. A partir desta concepção de alfabetização este trabalho de pesquisa, pretende identificar e analisar como o texto tem sido utilizado pelos professores alfabetizadores nas escolas organizadas por Ciclos de Formação, na Rede Municipal de Criciúma. A fundamentação teórica assumida neste estudo baseia-se na teoria de Vygotsky (1999), Smolka (2000). Proposta Curricular de Santa Catarina (|998) e Bozza e Serkez (1996), no que se refere aos mecanismos que envolvem o processo de aprendizagem na criança e propostas concretas de utilização do texto como instrumento mediador no processo de alfabetização. Para a coleta dos dados utilizamos a observação e a entrevista semi-estruturada com oito professoras que trabalham como Ciclo de Alfabetização em duas escolas da Rede Municipal de Criciúma, buscando conhecer como selecionam e utilizam o texto neste processo. Concluímos que todas as professoras consideram o texto um importante instrumento na alfabetização por este contextualizar as aprendizagens, tornando-as mais significativas, utilizando-os de forma sistemática. A escolha dos textos é determinada pela possibilidade que estes têm em atender ao tema que está sendo trabalhado, sendo desencadeador das atividades propostas. Os textos têm servido de instrumento para introdução das temáticas contidas no currículo destas escolas, sendo trabalhado de forma interdisciplinar. Apesar deste entendimento, os conceitos essenciais da alfabetização como a interdiscursividade (relação entre os diferentes discursos), a intertextualidade (um texto remete a outro texto-abertura e completude), são pouco conhecidos pelas professoras, demonstrando que a formação das mesmas não tem garantido a apropriação destes conceitos, limitando as possibilidades de trabalho com textos. O conhecimento dos conceitos essenciais que devem ser trabalhados na alfabetização, entretanto, são fundamentais, e podem ser trabalhados no interior das salas de aula, possibilitando aos alunos a apropriação da linguagem oral e escrita.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10428
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.