Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10426
Título: Família e escola: uma ação compartilhada no processo da aprendizagem
Autor(es): Keller, Marisa Inocêncio
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Família
Escola
Aprendizagem
Participação
Qualidade de ensino
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A família e a escola devem ter uma ação mútua. O envolvimento das duas instituições facilitará o processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa discutiu-se os pressupostos teóricos dos autores Hugo Assmann, Pedro Demo, Moacir Gadotti entre outros que se referiam a essa opção compartilhada entre Família e Escola. Esses autores abordam a importância dessa dualidade na ação pedagógica. O estudo foi realizado em uma Escola Pública da Rede Municipal de Criciúma. Optou-se pela pesquisa qualitativa, com questionários contendo perguntas abertas e fechadas. Essas perguntas foram feitas a pais e professores dessa escola. O objetivo principal foi compreender as causas do não envolvimento dos pais, na comunidade escolar e nas melhorias do processo ensino-aprendizagem, partindo da ação mútua entre Família e Escola. Constatou-se que os professores entendem que somente com a união entre Família e a Escola que se conseguirá um trabalho pedagógico significativo. Os pais envolvidos na pesquisa, também concordam com essa união é o melhor caminho, para a aprendizagem de seus filhos. Entretanto, os dois segmentos afirmam que, ainda existem muitas dificuldades a serem superadas, no que diz respeito a maior participação dos pais na escola: maior abertura da escola para que os pais participem e considerem-se também sujeitos na construção da aprendizagem de seus filhos. Com a pesquisa chegou-se a conclusão que a escola desenvolve um processo democrático, principalmente no seu planejamento, requisita a família para participar de atividades na escola. O planejamento da escola envolve os pais, mas há resistência da família em participar do processo pedagógico envolvendo seus filhos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10426
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.