Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10424
Título: A utilização da TV em sala de aula como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Martins, Mônica Galatto
Orientador(es): Fernandes, Cristiane Pavei Martinello
Palavras-chave: Educador
Educando
Televisão
Tecnologia em educação
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo intitulado "A utilização da TV em sala de aula como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental", se justifica pela influência que a televisão representa na vida de cada indivíduo, onde o educador muitas vezes não utiliza da tecnologia em seu contexto escolar. Portanto a televisão não é apenas mais uma forma de lazer. A comunicação se coloca não mais no conteúdo das mensagens, mas pela maneira por meio das mensagens transmitidas. A partir do momento que a criança assiste a televisão, ela utiliza a programação em determinados momentos de sua vida. A televisão é uma representação simbólica do mundo real, mas ela também é um meio de transmissão de informações claras e diretas, como no caso dos telejornais e dos documentários. Há sempre uma proporção direta entre modelo do programa e a reação da criança. Contudo ao examinar o papel da TV em nosso meio, acabamos por julgar desfavorável e sempre caímos nas armadilhas da banalização, da Vulgaridade, da obscenidade, do lixo cultural, etc. Não analisamos tudo o que passa na tela mágica e assim passa despercebida a influência que ela transmite. Por outro lado o processo de melhoria da qualidade do ensino passa, além de outros fatores, como o currículo da escola, o projeto político pedagógico, a participação dos pais e da comunidade no processo pedagógico, a articulação da escola com a sociedade, a utilização das novas tecnologias na educação e a formação dos professores. Se, por um lado, a mera introdução da TV, do computador, do vídeo ou de qualquer outra tecnologia educacional não é suficiente para se fazer uma nova educação, por outro, na sociedade da informação não será p0ssivel abrir mão de nenhuma delas. O professor enquanto mediador deste processo cabe definir o papel da televisão como instrumento/ferramenta pedagógica, avaliando a necessidade da criação de um ambiente favorável que proporcione a construção do conhecimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10424
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.