Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10423
Título: O Estatuto da Criança e do Adolescente e a autonomia do professor
Autor(es): Pumes, Patrícia Rosa
Orientador(es): Castro, Everson Ney Huttner
Palavras-chave: Estatuto da Criança e do Adolescente
Autonomia
Problemas de conduta
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O momento histórico por nós vivenciado pauta-se por grandes transformações politicas, econômicas e culturais o que nos exige uma didática de trabalho diferenciada, fundamentada em constante reflexão sobre nosso entendimento de de aprendizagem e, consequentemente sobre as possibilidades de manejo de classe para a efetivação de aulas mais dinâmicas e satisfatórias. A dinamicidade desse quadro, que está cada vez mais a exigir autonomia no e do processo educativa, associada às exigências postas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), traz para a escola e para os/as professores/professoras a preocupação de como lidar com os alunos/alunas, em especial com aqueles/aquelas que apresentam problemas de conduta no ambiente escolar. Este trabalho buscou identificar problemas a partir da análise de situações concretas Ocorridas em sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas, uma estadual e outra municipal, nos municípios de Criciúma e Morro da Fumaça. A metodologia adotada caracterizou-se por ser um estudo descritivo e qualitativo, utilizando-se para coleta dos dados questionários com questões abertas e fechadas. As respostas obtidas foram tabuladas e analisadas estatística e qualitativamente, levando-nos à conclusão de que falta ao professor o conhecimento necessário a respeito dos direitos dos alunos e das atitudes que podem ser legitimamente tomadas para reprimir os problemas de conduta inadequada, cabendo às escolas a responsabilidade pela orientação dos educadores e por uma maior divulgação do conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é hoje considerado apenas como um facilitador da indisciplina.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10423
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.