Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10422
Título: O ECA e os alunos que apresentam problemas de conduta
Autor(es): Eleotério, Queila Simon
Orientador(es): Castro, Everson Ney Huttner
Palavras-chave: Controle disciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Direitos
Deveres
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A opção pelo estudo dos problemas de conduta nas séries iniciais e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi impulsionado por inquietações produzidas em nossa prática pedagógica. Observamos que os problemas de conduta estão presentes desde a classe popular à média alta. Nosso objetivo com a pesquisa e Conhecer a forma como os professores trabalham com os alunos que apresentam problemas de conduta na sala de aula e sua relação com as prescrições do ECA, através da fala do professor. A metodologia adotada para desenvolver a pesquisa foi pautada pela coleta de dados com o uso de questionário. A pesquisa deu-se em duas escolas, uma delas é de classe média e a outra de classe popular da rede municipal de Criciúma, para que se possa ter uma representação mais fiel da população atendida. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas aos professores das séries iniciais do ensino fundamental com mais de três anos de serviço na rede. Após a coleta de dados, buscamos organizá-los a partir da apresentação de gráficos e registro das respostas. A seguir analisamos os dados coletados com base no referencial teórico. Concluímos com a pesquisa que há descrença de alguns professores no documento do ECA em sua prática pedagógica, mesm0 desta maneira os professores utilizam os pressupostos do ECA ao trabalharem com alunos com problemas de conduta em sala de aula.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10422
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.