Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10420
Título: O uso dos espaços que a escola proporciona para a participação da família
Autor(es): Loch, Rosilaine
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Educação
Gestão democrática
Escola
Família
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste trabalho discutimos as questões voltadas a participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, de forma que possam juntos decidir as ações a serem realizadas. Essa atitude possibilita uma gestão democrática mais justa, igualitária e participativa, pautada na educação de qualidade, qualidade, para desenvolvimento pleno na formação de um cidadão integrado na sociedade. Os objetivos foram compreender como ocorre a participação da família na gestão escolar, buscar alternativas que contribuam para uma maior participação da família no processo de gestão escolar, investigar como que as famílias dos alunos das séries iniciais estão utilizando os espaços que a escola tem proporcionado para a sua participação. Utilizamos a revisão bibliográfica sobre o contexto social e histórico da escola e educação, gestão democrática da escola, função social da escola, a infância, a família e a escola: 0 percurso histórico na construção de um caminho compartilhado, como suporte teórico. Desenvolvemos a pesquisa qualitativa e descritiva, em uma escola pública de 1 a 4° série do ensino fundamental com gestor, professores, pais, alunos e merendeira. Para apreendermos suas manifestações sobre o tema, utilizamos questionários com perguntas estruturadas do tipo aberta. Constatamos que apesar dos avanços e conquistas na gestão democrática vemos que, a mesma ainda deixa a desejar. Muito ainda precisa melhorar, para que todos possam participar das ações realizadas na escola.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10420
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.