Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10418
Título: Conceito de número dos professores da 1ª série do ensino fundamental
Autor(es): Réus, Lucilene Padilha
Orientador(es): Lima, Adiles
Palavras-chave: Matemática
Conceito
Número
Apropriação
Professor
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A matemática, normalmente, é vista como uma disciplina de difícil compreensão, e desde o seu surgimento, vem sofrendo transformações perante a sociedade. É com o objetivo de pesquisar o conceito de número dos professores da 1a série do Ensino Fundamental, tendo como problema, o estudo da relação entre a concepção e a prática dos professores no ensino do conceito de número aos alunos da 1a Série do Ensino Fundamental. Está norteado pelas questões: Qual o conceito que os professores da 1a Série do Ensino Fundamental têm de número? Como os professores da 1a Série do Ensino Fundamental ensinam o conceito de número às crianças? Quais as dificuldades apontadas pelos professores, no processo de aprendizagem do conceito de número, nas crianças? Fundamenta-se na concepção histórico-cultural de Vygotsky e seus seguidores, sem deixar de abordar as tendências e a concepção da Educação Matemática. Neste trabalho, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa e descritiva, foi utilizado como instrumento um questionário e observações com professores da 1a Série do Ensino Fundamental. Aponta como resultado que, apesar de alguns discursos estarem pautados na concepção construtivista histórico-cultural, a prática do ensino do conceito de número na 1a Série do Ensino Fundamental, na maioria das observações, se efetiva nas tendências tecnicista-empirista, tecnicista-formalista, escola-novista.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10418
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.