Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10417
Título: Mal-estar docente: análises e perspectivas
Autor(es): Rocha, Jane Kate Ronchi Spader da
Orientador(es): Reynaud, Rose Margareth
Palavras-chave: Mal estar docente
Escola
Auto-estima
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A pesquisa se propõe a refletir sobre os fatores que produzem o mal estar docente e identificar as causas relacionadas aos pedidos de afastamento temporário desses professores para tratamento de saúde. Foi realizada a partir da análise de dados coletados com 27 professores atuando em três escolas da rede municipal de Criciúma, utilizando um questionário com 10 perguntas semi-abertas. Como a melhoria da qualidade do ensino depende fundamentalmente do reconhecimento do trabalho docente. É importante identificar as causas envolvidas com o mal estar docente, principalmente, por se tratar de um desequilibro de origem social e estar relacionado, em parte, com a falta de apoio da sociedade aos professores, tanto no que se refere às compensações materiais, quanto no que se refere ao reconhecimento e ao status social. Na conjuntura atual, os docentes parecem estar condenados a realizar o seu trabalho sem o tempo necessário, em salas de aulas cada vez mais numerosas e em ambientes que não acreditam no ensino como fator de melhoria da condição social. Há que se considerar ainda, as profundas e recentes mudanças na área do conhecimento que trouxeram novos desafios e produziram sentimentos de inadequação e ansiedade. As modificações no papel de professor, associadas à violência e ao acúmulo de exigências sobre o professor atuam como desencadeadoras no processo das manifestações psicossomáticas e físicas que alguns teóricos denominam de mal estar docente. A proposta desse trabalho foi procurar compreender o mal estar docente e sua influência no processo ensino aprendizagem. Perguntados, encontramos muitos professores que se sentem humilhados pelos baixos salários que recebem e desrespeitados em todos os aspectos. Muitos professores se sentem à margem do processo educacional instituído e, desmotivados, não se sentem incentivados a investir na profissão.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10417
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.