Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10416
Título: O conhecimento sobre os princípios da concepção histórico-cultural e sua aplicação por professores de 1ª Série do Ensino Fundamental em três diferentes contextos escolares
Autor(es): Cucker, Italeine
Orientador(es): Reynaud, Rose Margareth
Palavras-chave: Concepção histórico-cultural
Ensino-aprendizagem
Currículo
Interações sociais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Ao longo deste estudo foram tecidas considerações teóricas a respeito da concepção histórico-cultural, partindo das experiências escolares adquiridas no decorrer dos anos. A interlocução teórica com alguns autores contribuiu para compreender a teoria adotada pelas professoras e analisar a prática realizada. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário e de observação, com professoras da 1° série do ensino fundamental da rede municipal de criciúma, em três diferentes contextos educacionais. O período de observação permitiu perceber a dinâmica plural e heterogênea, vivenciada no cotidiano escolar. Contatou-se que o currículo que fundamenta as instituições escolares se materializa nos planejamentos de cada professor (a) das mais diversas formas, em função de suas especificidades. Assim, a forma como o currículo é elaborado exige de todos os envolvidos no processo serem agentes ativos para a transformação social. Algumas vezes, o posicionamento do professor (a) frente à teoria adotada pela instituição, se torna inadequado na prática cotidiana. Isso pode ocorrer por diversas razões, ou seja, pela falta de clareza e compreensão sobre a teoria, sobre o currículo, ou então, pela expectativa equivocada dos professores (as) em relação a uma teoria. As análises apresentadas neste estudo permitem desencadear um processo de reflexão e discussão em torno da organização de um currículo em escolas que fizeram opção por uma teoria, cujo eixo central são as interações sociais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10416
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.