Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10413
Título: Relação disciplina/afeto no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Mosena, Geane Kaldmann
Orientador(es): Clasen, Julia Hélio Lino
Palavras-chave: Disciplina
Afetividade
Educador
Educando
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Na pesquisa, cujo tema é a relação disciplina/afeto no processo ensino-aprendizagem, aborda-se a dificuldade de educadores e pais em estabelecerem essa relação. Mais especificamente, faz-se uma breve reflexão sobre a postura da escola e suas relações com respeito a disciplina e a afetividade. Além disso, pretendeu-se por meio de entrevistas com educadores e observação no ambiente escolar, novas pesquisas para um melhor aprofundamento do tema. Procurou-se educação com autoridade e autoritária e as esclarecer a diferença entre educação com autoridade conseqüências destas, sobre o indivíduo em formação. A luz do referencial teórico, buscou-se um breve olhar na educação da família nos dias de hoje, chegando na educação escolar, sabendo que a escola e a família devem trabalhar em parceria numa disciplina participativa e democrática, destacando a importância e necessidade do vínculo afetivo entre os sujeitos da educação. Ressalta-se ainda que a disciplina e o afeto devem estar presentes e inter-relacionados, o qual deve objetivar a formação integral do sujeito, respeitando suas diferenças, e ao mesmo tempo propiciando condições para integrá-lo. Autoridade, liberdade, afetividade e disciplina estão interligadas, portanto devem ser conscientes. No contexto da pesquisa, por meio das entrevistas com os educadores e observação em classe, buscou-se também saber os diversos conceitos de disciplina escolar e afeto, assim Como a necessidade no processo ensino-aprendizagem, os problemas que causam com a falta de ambas e as dificuldades que os educadores tem em fazer a relação entre o afeto e a disciplina. Como resultado observa-se as dificuldades que os educadores têm em fazer a relação da disciplina escolar e a existência de afeto para o enfrentamento dos problemas disciplinares de seus educandos e que esta por sua vez pode interferir no processo ensino-aprendizagem.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10413
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.