Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10410
Título: A alfabetização do educando surdo no ensino regular
Autor(es): Ferreira, Dirlei Aparecida Gomes
Orientador(es): Daminelli, Albertina Serafim
Palavras-chave: Aluno surdo
Inclusão
Ensino regular
Alfabetização
Processo ensino-aprendizagem
Língua Brasileira de Sinais
Bilinguismo
Libras
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a inclusão do aluno surdo no ensino regular no processo de alfabetização. Para alcançarmos nossos objetivos realizamos uma investigação científica onde se constituiu uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentar o trabalho foram utilizados diversos instrumentos para coleta de dados como observação, entrevista e questionário. O contexto da pesquisa foi em uma escola do município de Forquilhinha, Santa Catarina, onde há uma aluna surda incluída. Os participantes foram professores e alunos. Os dados foram analisados qualitativamente, pontuando considerações da pesquisadora com base no referencial teórico do trabalho. Apresentando as considerações finais, defendendo uma pedagogia inclusiva que se preocupe com todas as dimensões do ser humano. Criando assim um ambiente educativo dentro de uma participação democrática. Evidenciamos com a pesquisa as dificuldades encontradas pelos professores em trabalhar com as diferenças em sala de aula, no que diz respeito a alfabetização dos educandos surdos, as dificuldades são ainda maiores porque os professores não têm conhecimento da língua de sinais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2004
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10410
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.