Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10403
Título: Qualificação de cuidadores e profissionais da Atenção Primária à Saúde em cuidados paliativos no município de Cocal do Sul-SC
Autor(es): Ceccato, Emanuele Cristina Girelli
Orientador(es): Miranda, Vanessa Iribarrem Avena
Palavras-chave: Cuidados paliativos - Cocal do Sul (SC)
Cuidados paliativos na terminalidade da vida
Pessoal de saúde - Formação
Qualificação profissional
Atenção Primária à Saúde
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva.
Resumo: Cuidados paliativos (CP) são abordagens multidimensionais (física, emocional, familiar, social e espiritual), promovida por uma equipe multiprofissional, que visa a melhoria na qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças ameaçadoras de vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, através de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor, que abrange todos os sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual. Dessa forma, a Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada o melhor nível de assistência à saúde para a prestação e coordenação dos CP de seus usuários, visto que, a proximidade geográfica, cultural e emocional dos profissionais de saúde locais podem contribuir para que a integralidade do cuidado ocorra de forma humanizada. O objetivo deste trabalho é desenvolver um curso de qualificação sobre cuidados paliativos voltado a cuidadores e profissionais que atuam na APS. Foi desenvolvida uma oficina de qualificação em CP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. Participaram profissionais de saúde (Agente Comunitário de Saúde, enfermeira, assistente social) e pacientes que atuam como cuidadores. Foram destinados seis períodos (terças e quintas a tarde) durante três semanas para o desenvolvimento e abordados os seguintes temas: CP, direitos das pessoas em CP, higienização, nutrição em pacientes em CP, cuidados especiais, manejo de crises convulsivas, suporte básico de vida. Após o término da oficina, foi construído um EBook a partir das temáticas apresentadas, possibilitando o acesso e a consulta às informações sempre que necessário. A partir da construção do presente produto, espera-se suprir uma necessidade da gestão municipal de saúde, visto a ausência de educação permanente sobre a temática e as demandas relatadas pelos profissionais de saúde sobre as dificuldades encontradas pelos cuidadores. O produto é inovador e repercutiu positivamente no acolhimento e na qualidade de vida dos pacientes e familiares que necessitam de CP, contribuindo com a integralidade do cuidado, favorecendo um olhar amplo voltado para as necessidades dos pacientes em CP.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10403
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanuele Cristina Girelli Ceccato.pdfDissertação1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.