Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10397
Título: Mucopolissacaridose tipo II e sua relação com a saúde bucal relato de caso clínico
Autor(es): Rosa, Jean Lucas Marcos
Saccon, Maria Laura de Fáveri
Tessman, Magada
Pires, Patrícia Duarte Simões
Palavras-chave: Mucopolissacaridose
Hiperplasia gengival
Síndrome de Hunter
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Objetivo: Descrever o relato de caso de um paciente portador de Histiocitose de células de Langerhans e as manifestações na cavidade oral. Caso: Paciente do sexo masculino, dois anos de idade, portador de Histiocitose de células de Langerhans desde o nascimento e as manifestações da doença na cavidade bucal e o planejamento e monitoramento do paciente juntamente com a equipe multidisciplinar. Conclusão: A importância do cirurgião-dentista estar incluído no contexto multidisciplinar e envolvido com as questões sistêmicas do paciente e, mais do que um dentista, ser um professional da saúde, é fundamental o seu comprometimento com todas as questões do paciente, desde a atenção primária, que envolve a prevenção de doenças do sistema estomatognático, programas que englobem ações direcionadas aos cuidados da saúde bucal, monitoramento dos fatores de risco em todas as esferas do paciente e do meio em que vive. Atualmente, o dentista ultrapassa as fronteiras da cavidade oral no que tange às suas responsabilidades, pois um diagnóstico precoce e tomadas de decisões rápidas poderão garantir saúde, qualidade de vida e até mesmo sobrevida para os seus pacientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10397
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Laura de Fáveri e Jean Lucas Marcos Rosa.pdf622,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.