Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10394
Título: Lesões não cariosas: uma revisão de escopo
Autor(es): Dagostin, Laura Mondardo
Ferreira, Mariana Werner
Orientador(es): Backes, Christine Nagel
Palavras-chave: Lesões não cariosas
Diagnóstico
Causas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: A perda de estrutura dentária sem envolvimento bacteriano e as complicações relacionadas com essas lesões, encontram se cada dia mais frequentes. As lesões não cariosas correspondem à um dos diagnósticos mais comuns nos consultórios odontológicos, muitas vezes suas causas são indetectáveis no exame físico /clínico portanto essa patologia necessita de uma anamnese completa e detalhada para ser corretamente identificada e posteriormente tratada. As mesmas possuem etiologia multifatorial e quando não diagnosticadas precocemente podem levar à perda lenta e irreversível da estrutura dental. São caracterizadas pela destruição do esmalte coronário que pode ser iniciada por abrasão, atrição, biocorrosão ou abfração podendo começar nas superfícies da dentina ou do cemento por reabsorção interna ou externa. O objetivo deste presente estudo foi realizar uma revisão de escopo para sintetizar as evidências e mapear aliteratura em termos de natureza, características e volume sobre lesões não cariosas, com o intuito de apresentar etiologia, diagnóstico e prevenção desta patologia aparentemente inofensiva mas que pode trazer danos irreversíveis à saúde bucal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10394
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Werner Ferreira e Laura Mondardo Dagostin.pdfTCC2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.