Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10393
Título: Pandemia de COVID-19 e suas implicações com as DTMS e bruxismo: uma revisão integrativa
Autor(es): Nascimento, Guilherme Augusto da Silva Litwak
Orientador(es): Veronez, Felipe Cechinel
Palavras-chave: Bruxismo
Pandemias
Disfunção Temporomandibular (DTM)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Nos dias atuais, cada vez mais os bruxismos do sono e em vigília têm ganhado relevância com o significativo aumento dos casos na população mundial, muito associado aos elevados níveis de estresse, ansiedade e vida agitada que muitas pessoas estão submetidas atualmente. A pandemia de COVID-19 com suas características de alta transmissibilidade e as diversas medidas sanitárias tomadas ao redor do mundo para contenção da doença como: distanciamento social, lockdown e uso obrigatório de máscaras, tendo em vista também que distúrbios sociais, físicos e psicológicos podem causar eventuais efeitos deletérios e acentuando dores em regiões musculares da face, cavidade oral e articulação temporomandibular (ATM), busca-se cada vez mais analisar e discutir as relações entre: bruxismo, DTMs e alterações psicológicas. Este trabalho tem como o intuito analisar as implicações da pandemia de COVID-19 e a sua relação com o bruxismo e DTMs através de uma revisão integrativa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10393
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Augusto da Silva Litwak Nascimento.pdfTCC281,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.