Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10392
Título: Avaliação retrospectiva dos tratamentos odontológicos realizados em alunos de uma APAE da região carbonífera entre os anos de 2017 a 2021
Autor(es): Vilain, Larissa Rafaela
Gabriel, Miriã Ester Damacena
Orientador(es): Pires, Patrícia Duarte Simões
Palavras-chave: Pessoas com deficiência
Tratamento odontológico
APAE
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Introdução: Pessoas com deficiência apresentam algum tipo de limitação que as impedem, por exemplo, de realizar a higiene bucal de forma eficaz e o auxílio dos responsáveis na execução desta tarefa contribui para que estes indivíduos possam ter sua saúde oral preservada bem como prevenir o desenvolvimento de patologias na cavidade bucal. Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico, epidemiológico e os tratamentos odontológicos dos alunos da APAE de uma cidade no sul de Santa Catarina, através dos dados dos prontuários no período entre 2017 e 2021. Metodologia: Refere-se a uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal, documental retrospectiva e de campo. Resultados: Os dados mostram que 52,4% dos indivíduos estão na faixa etária entre 20 a 59 anos, com prevalência do sexo masculino. Entre os participantes da pesquisa 23,4% apresentavam deficiência intelectual moderada. Foi identificado que 72,6% realizavam escovação sem o auxílio de um responsável e 91,9% não fazem o uso de fio dental. Dos procedimentos odontológicos realizados na instituição 82,3% estavam relacionados à promoção de saúde e prevenção de doenças da cavidade bucal. Conclusão: É indispensável o vínculo entre o cirurgião-dentista, os indivíduos com deficiência, a escola, a família e a equipe médica para que em conjunto possam elaborar um planejamento para os cuidados com a saúde bucal, de forma a contribuir na diminuição das necessidades operatórias e promovendo uma melhor qualidade de vida para estes pacientes. As ações preventivas de saúde impactam nos procedimentos curativos, reduzindo consideravelmente as demandas e tornando a odontologia uma área cada vez mais voltada para a promoção da saúde e a prevenção de patologias orais. É importante a inclusão de um cirurgião dentista nas APAEs no sentido de atuar em questões relacionadas a prevenção primária das doenças bucais, promoção de saúde oral e ações de incentivo a higienização bucal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10392
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miriã Damacena Gabriel e Larissa Rafaela Vilain.pdfTCC351,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.