Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10391
Título: A odontologia como fator determinante no desempenho esportivo: uma revisão bibliométrica
Autor(es): Gonçalves, Ângela
Medeiros, Bruna Sá de
Orientador(es): Pires, Diego Anselmi
Palavras-chave: Odontologia
Desempenho
Esportes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Em tempos de busca de uma maior qualidade de vida, as práticas esportivas surgem como alternativa e a Odontologia pode contribuir nesta jornada. O presente estudo tem como objetivo identificar e sintetizar a produção científica sobre as condições bucais relacionadas ao desempenho esportivo. A pesquisa tem uma abordagem quali-quantitativa, documental, retrospectiva e descritiva através de uma revisão bibliométrica nas bases de dados PUBMED, LILACS e SCOPUS, com as palavras-chave: “Odontologia”, desempenho” e “esporte”, em Português, Inglês e Espanhol. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram escolhidas 02 publicações o que permitiu apontar as tendências e lacunas relacionadas ao tema. Através desse estudo foi possível verificar que a saúde bucal e a prática de atividades físicas têm apresentado uma relação cada vez mais estreita. Algumas condições como a doença cárie, a doença periodontal ou o traumatismo dentário, dentre outras, podem representar alterações sistêmicas e, até mesmo, a redução do desempenho de esportistas. Além desse aspecto, a prática de algumas modalidades esportivas pode influenciar as condições de saúde bucal, como o consumo de suplementos alimentares ou repositores líquidos, ou mesmo a possibilidade de lesões traumáticas ou por esforços repetitivos. Dessa forma, constatou-se que a Odontologia está muito inserida na prática esportiva, além de ser um potencial fator de proteção ou de risco para a saúde individual. Estimou-se contribuir com a produção de evidências científicas, seja na assistência, na prevenção e no tratamento de condições bucais, evitando possíveis insucessos no desempenho esportivo ou que a saúde bucal seja prejudicada por questões relacionadas à prática de esportes, sedimentando evidências científicas importantes para as boas práticas esportivas e de saúde.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10391
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ângela Gonçalves e Bruna de Sá Medeiros.pdfTCC602,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.