Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10389
Título: Recontorno estético com resina composta em caninos superiores em caso de agenesia de incisivos laterais: uma revisão de escopo
Autor(es): Henrique, Gabriella Machado
Orientador(es): Antonini, Rafaela
Palavras-chave: Agenesia dentária
Resina composta
Recontorno estético
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Existem diversas anomalias dentárias, sendo a mais comum a agenesia de incisivos laterais, onde os superiores são a segunda hipodontia mais frequente, podendo ser em um ou dois quadrantes, ou seja, uma agenesia unilateral ou bilateral. Esse fator implica na função e na harmonia do sorriso, sendo a maior queixa dos pacientes, já que se localiza em região anterior e área de maior exigência estética. Junto com essa anomalia, temos como uma das consequências o espaço apresentado pela falta do elemento dentário, se tornando um grande incômodo. Quando os profissionais se deparam com esse problema, encontram diversas formas de tratamento, como: tratamento ortodôntico, implantes dentários ou reanatomização com uso de resina composta. Com o avanço de materiais restauradores, proporcionando um menor tempo de execução, pouco ou nenhum desgaste dentário e um resultado de excelência, o recontorno estético de caninos em incisivos laterais com resina composta se torna uma opção de tratamento. Contudo cada caso necessita de uma avaliação individual, conforme a necessidade e objetivo do paciente, levando em conta a anamnese, exame clínico e outros exames complementares como radiografias. Deste modo esse trabalho tem como objetivo discutir o recontorno estético de caninos com resina composta para reabilitação de sorriso estético em casos de agenesia de incisivos laterais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10389
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.