Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10388
Título: Educação infantil: um lugar para viver a brincadeira
Autor(es): Damiani, Vera Bernadete Bittencourt
Orientador(es): Cardoso, Ana Lúcia
Palavras-chave: Brincadeira
Linguagem
Interação
Espaço-temporal
Educação infantil
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo discute a importância da brincadeira na vida da criança e principalmente na Educação Infantil , entendendo o brincar como uma atividade social , sobretudo um direito da criança . A pesquisa teve como objetivo geral analisar a inserção das brincadeiras nas instituições de Educação Infantil e como objetivos específicos verificar se as crianças da Educação Infantil realmente estão tendo oportunidade de vivenciar a brincadeira e identificar as brincadeiras presentes no cotidiano escolar . O trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo , com abordagem qualitativa , onde os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram : observação participante do cotidiano da Educação Infantil , entrevista com diretora , professora e crianças . Analisa experiências vividas junto a professores e crianças , ao mesmo tempo em que aponta algumas pistas para a inserção da brincadeira na rotina da Educação Infantil . A brincadeira é entendida como possibilidade para a criança entrar num mundo de imaginação , de faz - de - conta , e ao mesmo tempo que , por meio dela , manifesta o que pensa , vive , sente . A pesquisa ainda aborda a Proposta Curricular de Santa Catarina ( 1998 ) que considera a brincadeira como um dos eixos de trabalho na Educação Infantil . Reflete acerca da organização de espaço para que a brincadeira aconteça e o tempo destinado a essas atividades devem ser muito bem pensado , a fim de que a rotina nas instituições de Educação Infantil priorize a vivência da infância , em suas múltiplas dimensões . As considerações finais apresentam os resultados do estudo e confirmam que a Educação Infantil , é um lugar onde as crianças podem realmente vivenciar sua infância por meio da brincadeira.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10388
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.