Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10387
Título: Avaliação na visão dos professores de educação infantil: realidades e perspectivas
Autor(es): Martinhago, Tomazia Alexandra Barros
Orientador(es): Bittencout, Ricardo Luiz de
Palavras-chave: Avaliação na educação infantil
Processo ensino-aprendizagem
Registro
Observação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A opção pelo estudo da avaliação na visão dos professores de Educação Infantil : Realidades e Perspectivas , foi impulsionado por inquietações produzidas em nossa prática pedagógica . Observamos que não se avalia só na educação infantil , mas também nos demais níveis do sistema escolar . Nosso objetivo é conhecer as ações educativas , que se destinam a avaliar os resultados alcançados pela criança da educação infantil ao término de determinados períodos de trabalho . Portanto , nos dedicamos a investigar como fazer esta avaliação sem ferir a criança e sua infância , entendendo - a como um sujeito histórico - cultural , com potencialidades a serem desenvolvidas , identidade própria e com o direito de viver plenamente a infância . Elegemos como referencial teórico os estudos de Hoffmann , Ostetto e Freire , por tratarem da avaliação dentro de uma concepção histórico - cultural afirmando a importância da observação e do registro em uma avaliação dinâmica , processual , reflexiva e contínua . A metodologia adotada para desenvolver a pesquisa foi pautada basicamente em coleta de dados , com o uso de questionário . O questionário foi aplicado com todos os professores de um Centro de Educação Infantil , de uma das entidades da rede municipal de Criciúma , que serviu - me de campo de pesquisa . As professoras deste CEI foram convidadas para responder um questionário contendo questões objetivas e subjetivas , referentes às formas e concepções de avaliação na educação infantil . Ressaltaram que este tema precisa ser aprofundado por outras pesquisas que possam contribuir para o processo ensino - aprendizagem e , consequentemente , a avaliação na Educação Infantil . Após a coleta de dados , buscamos interpretá - los a partir da apresentação de gráficos e o registro das respostas . A seguir apresentamos as respostas do questionário e analisamos os dados coletados à luz do referencial teórico . Concluímos com a pesquisa , que mesmo o CEI tendo um PPP , não há uma homogeneidade , o CEI é marcado pela heterogeneidade , pelos conflitos e contradições que significam e ressignificam o processo ensino - aprendizagem e , por extensão , a avaliação na Educação Infantil . Percebemos que os professores vêem a importância do seu papel como mediadores do processo de apropriação do conhecimento de seu aluno . Para que o conhecimento seja apropriado , os professores trabalham com projetos que partem das necessidades das crianças e a avaliação acontece de forma processual e diagnóstica , dando subsídios para o professor investigar como o conhecimento está sendo internalizado pela criança . Daí a importância da observação registros diários , porque entendemos que na educação infantil o processo ensino-aprendizagem acontece a todo o momento com a interação entre professor e aluno com registro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10387
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.