Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10386
Título: O jogo e a brincadeira: uma conexão com a alfabetização
Autor(es): Oliveira, Sônia Barbosa de
Orientador(es): Volpato, Gildo
Palavras-chave: Jogo
Brinquedo
Brincadeira
Alfabetização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: "Mostrar a importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira no desenvolvimento e crescimento da criança na Primeira Série do Ensino Fundamental, é principal objetivo para fixar a ideia de que os mesmos são atividades mentais, em que o aprendizado ocorre de forma sócio interativo e cultural. O jogo representa para a criança um desafio, e a mesma deverá solucioná-lo de forma criadora e inteligente. Jogar com a criança e permitir que a mesma jogue em grupos ou em duplas é um compromisso que cabe a cada educador, uma vez que o jogo favorece o desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo, o qual ocorre por meio do lúdico das crianças, sendo um ótimo auxiliador no processo de alfabetização. Brincando, a criança constrói sua personalidade e torna-se socialmente ajustada ao meio em que vive. Diante disso, o professor exerce um papel fundamental no processo de alfabetização das crianças, sendo que precisa criar um ambiente propício ao desenvolvimento da aprendizagem, utilizando práticas metodológicas, criativas e significativas, ocorrendo assim a interlocução de professor e aluno. Faz-se necessário também, criar alternativas de ensino para que as aulas propiciem momentos diferenciados de apropriação do conhecimento, ou seja, cabe ao professor propor metodologias que levem em conta a realidade cotidiana de seus alunos. Dessa forma, a alfabetização é muito mais que escrever ou ler, é também aprender a relacionar-se com seus interlocutores, promovendo assim novas de discursos. É por meio da socialização do saber que ocorre a aprendizagem. O suporte teórico do presente presente trabalho, fundamenta-se nos conceitos de Vygotsky, Volpato, Fantin, Kishimoto, entre outros, porém, com mais ênfase nos quatro autores acima citados, tendo como objetivo geral reconhecer a importância do jogo e da brincadeira no processo de alfabetização em crianças da Primeira série do Ensino Fundamental, e, como problema: verificar se o jogo e a brincadeira enquanto instrumentos mediadores, contribuem de forma significativa no processo de alfabetização em crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de cunho qualitativo optou-se pela entrevista semiestruturada; a qual foi realizada numa escola Estadual de Ensino, que nos confirmou a importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira no processo de alfabetização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Anais
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10386
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.