Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10385
Título: Jogo de faz-de-conta: o que pensam e o que dizem que fazem os professores na educação infantil
Autor(es): Colombo, Simone Pierini
Orientador(es): Volpato, Gildo
Palavras-chave: Jogo de faz-de-conta
Educação infantil
Professores
Brincadeira
Criança
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: "Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia é resultado de estudos teóricos e práticos realizados a partir da seguinte problemática: a brincadeira, o jogo de faz-de-conta é considerado uma atividade pedagógica importante para o professor de Educação Infantil? O interesse por este tema surgiu da necessidade e do desejo de conhecer com maior profundidade o papel do jogo de faz-de-conta na vida das crianças e a importância que os professores da Educação Infantil atribuem a eles. O objetivo geral estabelecido foi o de analisar a importância que os professores de Educação Infantil atribuem ao jogo de faz-de-conta no desenvolvimento da criança e enquanto atividade pedagógica. Os objetivos específicos foram o de identificar qual a concepção de jogo de faz-de-conta que têm os professores da Educação Infantil e verificar os procedimentos metodológicos adotados e as intervenções feitas no desenvolvimento do jogo de faz-de-conta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, sendo que a técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. O locus da pesquisa foi duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, uma que atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e a outra de Educação Infantil. Os sujeitos pesquisados foram oito professoras das diversas turmas de Educação Infantil. As entrevistas foram realizadas nos dias 23 e 26 de setembro de 2003. O referencial teórico foi desenvolvido a partir dos seguintes títulos: "Conhecendo o faz-de-conta", "As diferentes concepções de jogo" e "O professor enquanto mediador no espaço do jogo de faz-de-conta". As análises realizadas em relação a concepção que os docentes têm do jogo de faz-de-conta, apontam, a partir de falas superficiais, que elas sabem o que é o jogo de faz-de-conta, ficando explícito que é um jogo onde a criança vivencia papéis. No entanto, quanto as mediações realizadas pelas professoras, no desenvolvimento dos jogos de faz-de-conta, quase não foram identificadas nenhuma interferência ou encaminhamento pedagógico. Apesar de dizerem que o jogo de faz-de-conta é importante para o desenvolvimento das crianças, não demonstram a mesma importância ao afirmarem que não intervém nesta atividade. Conclui-se, então, que faltam conhecimentos teóricos e práticos para intensificação desta atividade da criança na Educação Infantil.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10385
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.