Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10384
Título: A ética na educação infantil: uma discussão necessária
Autor(es): Duzzioni, Silvana Garcia Conceição
Orientador(es): Reynaud, Rose Margareth
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento
Ética
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Considerando a importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança como um ser cidadão, e a preocupação com esses, diante da crise social que atinge nosso país, este trabalho teve como objetivo investigar e analisar de que forma se desenvolve a ética no trabalho educativo com crianças de zero a seis anos. A pesquisa foi realizada em um Centro de educação Infantil localizado em um dos bairros do município de Criciúma. Como metodologia utilizamos questionários, entrevistas e observações, para uma análise melhor dos resultados. Exploramos qual o conceito de ética dos profissionais que atuam na educação infantil, a diferença entre ética e moral, e como é trabalhadas a ética na educação com as crianças. Observando, percebemos de que maneira os profissionais desta área realizam seus trabalhos diante da questão ética, e como é trabalhada no cotidiano do CEI, tanto em sala de aula, como em outros espaços. Na entrevista com a direção, observamos uma integração entre o CEI e os pais, com troca de ideias, atividades complementares entre outras. Concluímos que a questão ética ainda é frágil na educação infantil, mas existe um esforço muito grande de mudar esse pensamento, de refletir sobre essa prática enquanto educador e ser humano.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10384
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.