Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10383
Título: Alfabetização ou letramento: uma reflexão na educação infantil
Autor(es): Nazario, Rozana da Silva Bitencourte
Orientador(es): Lima, Adiles
Palavras-chave: Infância
Função
Educação infantil
Alfabetização
Letramento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A teoria histórico-cultural elaborada por Vygotsky afirma que o homem é um ser social, resultado de um processo histórico conduzido por ele próprio. O ser humano transforma o seu meio para atender as suas necessidades básicas e é influenciado por essas transformações. Essa concepção de homem como sujeito histórico, nos mostra que a concepção de infância varia muito de um determinado período histórico a outro de acordo com a cultura onde ela está inserida. Somente a partir da década de 80, a criança passou a ser vista como um ser humano inserido em uma determinada cultura, como um sujeito histórico e como cidadão com direitos e deveres. Com a mudança de concepção de infância, muda também o papel da educação infantil e do professor. Os objetivos da educação infantil, expressam assim, as condições da vida humana em cada época e em cada sociedade. Com a concepção de infância enquanto sujeito histórico, a pré-escola passa a atender o cidadão-criança como sujeito de direitos, um ser em desenvolvimento desde o seu nascimento, assumindo assim, uma função pedagógica visando a apropriação dos conhecimentos gerados pela humanidade ao longo do tempo. A escrita é uma invenção social, que surgiu da necessidade do ser humano em determinadas épocas e contextos e cabe, também, a educação infantil garantir as crianças a apropriação da escrita e de sua função social visando o letramento. O termo letramento vem surgindo na educação infantil trazendo uma nova concepção de indivíduo alfabetizado, deixando para trás a ideia de que alfabetizar é, simplesmente, ensinar a ler e escrever. Letramento vai além da decodificação dos símbolos, pois o indivíduo letrado interage com diversos tipos de leituras e de escrita, utilizando a escrita como função social, como forma de conhecimento e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa científica foi utilizado como metodologia para a coleta de dados, orientações de acordo com a pesquisa qualitativa, utilizando questionários, como instrumentos de pesquisa. Os questionários foram respondidos por quatro professores de educação infantil do município de Siderópolis, sendo duas de escolas particulares e duas da rede municipal. É visivelmente necessário a reflexão por parte dos educadores da educação infantil, revendo sua postura em relação à concepção e ao processo de alfabetização, percebendo que cada criança tem um processo pessoal e social de construção do seu conhecimento, valorizando os conhecimentos que a criança já possui e possibilitando a aquisição de novos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10383
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.