Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10379
Título: Afetividade nas relações pedagógicas: uma leitura da educação infantil em Criciúma - SC
Autor(es): Sartor, Marilene Rodrigues Calegari
Orientador(es): Luciano, Fábia Liliã
Palavras-chave: Afetividade
Relação educativa
Auto-estima
Educação infantil
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre afetividade na educação infantil, com o propósito de analisar a afetividade na relação professor-aluno voltado para a educação infantil. Para obter-se as informações, fez-se estudos bibliográficos, onde foram abordados os seguintes aspectos: discutindo a formação do professor na educação infantil, acompanhada pela discussão da afetividade e da relação professor-aluno, tomando como base o conceito de afetividade e as suas implicações no desenvolvimento infantil. No terceiro capítulo foram apresentados e analisados os dados coletados, descrevendo e interpretando-os pautado na relação afetiva entre a professora e os alunos, a partir das seguintes categorias: sala de aula; relacionamento professor e aluno; relacionamento professora e pais e as atividades desenvolvidas no centro de Educação Infantil. No que se refere a observação dos alunos foi levado em consideração: afetividade na relação professora e aluno, sob a ótica do aluno; a relação e a inter-relação entre as crianças; a cooperação dentro e fora da sala de aula; ajuda mútua e os elementos que se destacaram na sua chegada no centro pesquisado. Ao final deste estudo concluiu-se que, a relação professor-aluno é um fator essencial na relação pedagógica e cabe, portanto, ao docente repensar sua prática, principalmente no que se refere às relações afetivas, pois esta é própria do ser humano. A pesquisa foi do tipo básica de natureza exploratória, descritiva e analítica, caracterizando-se por uma abordagem qualitativa. A investigação foi feita em um Centro de Educação Infantil, no município de Criciúma, com quatro (4) professoras e cinquenta (50) alunos, cujos dados e as informações foram coletadas a partir da utilização de um roteiro de observação e da entrevista semi-estruturada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10379
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.