Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10376
Título: A importância do jogo de faz-de-conta para a apropriação do conhecimento na educação infantil
Autor(es): Vargas, Maria das Dores de Souza
Orientador(es): Volpato, Gildo
Palavras-chave: Criança
Jogo de faz-de-conta
Brincadeira
Infância
Conceito
Apropriação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi elaborado a partir de uma trajetória teórico-prática resultante do seguinte problema de pesquisa: o jogo de faz-de-conta como instrumento de construção do saber está contribuindo para que as crianças se apropriem de conhecimento na Educação Infantil? Definimos como objetivo geral o de analisar a importância das atividades do jogo de faz-de-conta na Educação Infantil. Os objetivos específicos, traçados para efeito do presente estudo, foram o de procurar identificar as brincadeiras ou jogos de faz-de-conta que se desenvolvem no âmbito da Educação Infantil, utilizados para o processo da aprendizagem e também o de verificar que tipos de conceitos poderiam ser apropriados pelas crianças por meio de jogos de faz-de-conta na Educação Infantil. A pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva e exigiu como estratégia metodológica um minucioso trabalho de campo, que permitiu um importante levantamento de dados. A coleta dos dados foi realizada com a técnica da observação participante, realizada com 21 alunos da Educação Infantil, de uma turma do jardim, na Escola Básica Serafina Milioli Pescador, em Criciúma - SC. A coleta foi realizada no período de 15 de setembro a 14 de outubro de 2003, no horário das 13:00 às 17:00 horas. Diante dos episódios que aconteceram, em sala de aula e no pátio da escola, vimos a relação da criança consigo mesma, com o mundo que a cerca. Ela traz experiências próprias, fruto daquilo que ela vê no contexto sociocultural e representa no mundo de “faz-de-conta"". No espaço do jogo a aprendizagem acontece, de forma interessante e significativa. Concluímos que os jogos de faz-de-conta, mais praticados no espaço da Educação Infantil são os de casinha, que envolve o fazer comidinha, bolo, docinho, trocar roupa de bebê e brincadeira de carrinho envolvendo motorista, garagem, trânsito. São muitos os conceitos que são internalizados durante estas representações de temas, relacionados com a realidade social tais como: conceito de o que é ser mãe, cozinheira, motorista, de velocidade, de respeito ao trânsito dentre muitos outros. O jogo de faz-de-conta constitui para a criança que brinca um instrumento de crescimento de expansão das potencialidades e de descobertas do mundo e de si mesmo, contribuindo para a apropriação do conhecimento na Educação Infantil. Para tanto, o faz-de-conta promove a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças através dos diversos papéis que assumem na brincadeira.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10376
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.