Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10375
Título: A inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular no município de Içara - Santa Catarina
Autor(es): Vieira, Maria da Glória
Orientador(es): Daminelli, Albertina Serafim
Palavras-chave: Síndrome de Down
Inclusão
Portadores de necessidades especiais
Ensino regular
Ensino especial
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A inclusão é um movimento inovador no sistema de ensino e a escola precisa reorganizar suas estruturas para atender toda diversidade em seu seio. Com propósito de conhecer e analisar o processo de inclusão nas escolas do município de Içara, mais especificamente dos portadores de Síndrome de Down, realizamos nossa pesquisa procurando identificar os benefícios e as possíveis dificuldades encontradas pelas escolas, educadores, pais e educandos na concretização desse processo. Procuramos envolver a família, pois ela é a primeira responsável pela educação. Primeira sociedade na qual o indivíduo convive e desenvolve seu potencial e forma sua personalidade. Buscamos verificar outros elementos que fazem parte do processo de inclusão tais como: história de vida obtida por meio de questionários respondidos pelos pais e professores, para analisarmos e refletirmos a cerca do processo de inclusão do educando portador de Síndrome de Down no ensino regular. Apresentamos a análise dos dados obtidos por meio de observação do cotidiano na Escola Regular e Especial onde os educandos portadores de Síndrome de Down estão incluídos. Relatamos ainda o resultado das entrevistas e questionários com pais e professores, finalizando com a conclusão geral dos trabalhos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10375
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.