Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10374
Título: Avaliação, processo de construção do conhecimento ou mais uma ferramenta de exclusão
Autor(es): Rosso, Magalli
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Avaliação diagnóstica
Concepção de aprendizagem
Transformação
Conhecimento
Compromisso
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A avaliação é parte integrante do processo ensino aprendizagem, porém o aprender tem sido visto por alguns professores como gravar informações transcritas para um caderno. Diante desta velha perspectiva, precisa-se encarar a avaliação como um diagnóstico dos avanços, para que se possa interferir, agir e problematizar os caminhos a serem percorridos e para que a mesma não seja enquadrada como fim do processo que exclui os alunos, mas que promova a construção do conhecimento. Sendo assim, este estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o processo avaliativo utilizado pelos professores de 1ª a 4ª série de uma escola municipal de Criciúma. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nos autores que defendem a avaliação como componente do processo ensino-aprendizagem, que seja uma ferramenta utilizada para o diagnóstico da aprendizagem, tendo como propósito rever erros e acertos, para reconstrução do conhecimento. Os resultados do trabalho foram obtidos através da pesquisa qualitativa, tendo como fonte de coleta de dados, questionário e observação do cotidiano escolar. Uma das indagações do questionário, se tratava da concepção de aprendizagem de cada professor, sendo que a resposta da mesma se tornou um subsídio importante para a relação entre teoria e prática, que foi obtida com melhor clareza nas observações. As professoras pesquisadas colocaram que utilizam avaliação diagnóstica como processo de investigação e reflexão da prática educativa, que prioriza o diálogo e a aquisição de conhecimento, tendo relação entre teoria e prática. Essas professoras afirmam seguir esses propósitos porém diante da pesquisa foram observadas desvinculações entre teoria e prática, no processo educativo desenvolvido por algumas dessas professoras, da qual confundem e misturam teorias fugindo dos propósitos de tal concepção de aprendizagem e avaliação das quais afirmam concretizar. Há outras professoras no entanto que encaminham suas ações para uma prática avaliativa que busca superar a exclusão. Sendo assim, se todas essas professoras trilharem os mesmos caminhos dentro de um único propósito, a avaliação se tornará uma ferramenta de construção do conhecimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10374
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.