Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10372
Título: Registro diário: instrumento avaliativo na educação infantil
Autor(es): Medeiros, Jaqueline Pizzetti
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Educação Infantil
Avaliação
Concepções de Desenvolvimento
Registro Diário
Planejamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: "A avaliação na educação infantil está ligada a um determinado contexto histórico e cultural, que por sua vez, influencia na maneira de perceber as vivências do meio, a partir da concepção de desenvolvimento que a escola e educadores estão fundamentando suas ações pedagógicas. Atualmente, o registro diário é considerado o principal instrumento avaliativo utilizado por educadores na educação infantil, pois é um excelente material para o processo de reflexão sobre a prática, afim de obter-se elementos para a captação das necessidades de cada criança e do grupo. Desta maneira, o presente estudo objetivou analisar a importância do registro diário como um instrumento de reflexão que conduz o educador na avaliação processual do desenvolvimento infantil. Inclui-se nesse trabalho, a análise sobre a relação entre registro, avaliação e planejamento, bem como, a mediação que esse instrumento pode proporcionar na investigação do processo ensino aprendizagem. No estudo, constam diversos autores que fazem parte da fundamentação teórica, que serviu como subsídio para a análise dos dados coletados, por meio de um questionário, entregue para docentes que atuam com a educação infantil. Constatou-se na pesquisa de campo, que os professores conhecem a importância do registro como um instrumento avaliativo, que serve para alunos e professores associadamente. No entanto, os dados estatísticos revelam, que para alguns professores a prática do registro está associada à entrega dos pareceres descritivos aos pais. É importante destacar, que o registro é um instrumento de trabalho do professor, que comprometido com sua prática deseja identificar necessidades e buscar estratégias de superação, e não para pais ou coordenação controlarem o trabalho docente. Enfim, o ato de escrever sobre experiências e realizações do espaço educacional requer disciplina e persistência, pois praticando o registro o professor concretiza o seu pensamento e faz sua história. Escrevendo é possível resgatar a trajetória do cotidiano escolar, refletir e avaliar para não cometer os mesmos erros do passado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10372
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.