Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10371
Título: Concepção de infância x prática pedagógica (Professores de Educação Infantil "05 a 06 anos" em foco)
Autor(es): Borges, Edmar
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Concepção de Infância
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo perceber a relação entre a concepção de professoras de Educação Infantil de 5 a 6 anos e a sua prática pedagógica. Os dados foram coletados através de questionários respondidos por duas professoras. Durante quatro dias, observamos e conversamos com as crianças e professoras, por entendermos que a concepção de infância vai estar refletida na relação estabelecida entre as professoras e os/as alunos/as, na organização dos espaços, nas atividades, no planejamento, na linguagem, nos gestos, que também se constituíram em elementos da nossa análise. Nosso trabalho abordou o conceito de infância, os diferentes momentos que registram a história das crianças no Brasil, contextualizando o atendimento a infância no Brasil. Constatamos que a concepção da infância intervirá na prática pedagógica e que nas duas turmas de educação infantil de 5 a 6 anos pesquisadas, as professoras trabalham pautadas na concepção de infância que leva em consideração os aspectos biológicos, o vir a ser, o adulto em miniatura. E que a função da educação infantil nas turmas investigadas é de preparar as crianças para a primeira série. Desta forma, este estudo se coloca como um espaço de debate para repensarmos/contextualizarmos nossas práticas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2003
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10371
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.